top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Exposicao - AIDS ABORDAGENS E ESTRATEGIAS DE SUPERACAO - Fundacao FHC

A exposição AIDS: abordagens e estratégias de superação, montada pela Fundação Fernando Henrique Cardoso (FHC), tem quatro segmentos. O primeiro, “Reconhecer e construir parcerias” traz documentos que mostram como se admite que a aids é um problema e as redes de colaboração para encará-lo. A segunda seção, “Conscientizar”, mostra documentos que comprovam a necessidade de aprofundar a informação induzindo as pessoas a assumirem novos hábitos. A terceira parte, “Cuidar”, exibe documentos que atestam aspectos das diligências tomadas para enfrentar o vírus e tratar a doença. O quarto segmento faz um balanço dos resultados e traz documentos sobre a aids hoje, no Brasil e no mundo.



A exposição é construída a partir do Acervo da Fundação FHC e por isso tem nas políticas governamentais seu eixo principal, mas inclui registros críticos sobre a resposta da sociedade. Foram incluídos cartazes do arquivo do Ministério da Saúde, pela força de suas imagens.


Além dos documentos produzidos à época usou-se depoimentos do Programa de História Oral da Fundação, realizado em 2009 e em 2011, de dois ministros da Saúde, Barjas Negri e José Serra. Ao final, um documento especial, produzido em 2020 para a exposição: a entrevista do médico Drauzio Varella.


As fontes históricas trazem a perspectiva de sua época, mas demandam atenção por trazer visões de mundo e termos daquele momento, para os quais criou-se um glossário.


A exposição pode ser acessada pelo link abaixo:


32 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page