top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Exposicao - CORPO VIVO POSITHIVO 2022 - Corpo Vivo Posithivo

O "Corpo Vivo Posithivo" @corpovivoposithivo é um projeto desenvolvido desde 2019 por David Oliveira @eu_soudavid , Gustavo Falqueiro @gustavofalqueiro , Leandro Tupan @leandro_tupan e Sandra Vilchez @sandra.vilchez , baseando-se no processo de construção de estandartes e conversa boa sobre corpos, identidades, sexualidades, cuidado, viver e conviver com hiv e aids.



A exposição esta acontecendo na Casa de Cultura de São Rafael, na cidade de São Paulo, até o dia 24 de setembro 2022 e foi criada a partir de oficinas ocorridas no local entre os meses de julho e agosto deste ano.


Ao longo dos encontros, os corpos das pessoas (que vivem ou convivem com hiv) que participaram foram sendo gravados em tecido usando a técnica da cianotipia, que através de duas soluções químicas, em contraste com a luz ultravioleta de baixa intensidade (no caso a luz solar) gera uma impressão no tecido. E depois da imagem formada, cria-se o texto, finalizando-se os estandartes com colagens.



Estandartes, na definição do dicionário, são um tipo de bandeira, usada como guia em regimentos militares, insígnia de corporações ou comunidades religiosas e civis, símbolo distintivo de chefes de estado, de pessoas de famílias reais, ou representante de um país.


Mas aqui eles assumem o papel de uma representação que eleva o corpo que vive ou convive com hiv a um status político.



Projeto financiado pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, através da Coordenadoria de IST/Aids @istaidssp.


Ah, o endereço da Casa de Cultura São Rafael é Rua Quaresma Delgado, 354, Jd Vera Cruz, São Paulo/SP.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page