top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - ABC AFRICA - Abbas Kiarostami

O documentário A. B. C. África foi lançado em 2001 e escrito e dirigido por Abbas Kiarostami e trata sobre o impacto do hiv/aids em Uganda.


Abbas Kiarostami é um artista iraniano completo, sendo fotógrafo, poeta e diretor de cinema, foi convidado pela ONU para fazer este filme.



Ao viajar para a Uganda para fazer uma análise preliminar do que precisaria fazer, filmou crianças (principalmente) e adultos que cuidam delas, com uma simples câmera DV. Quando voltou, ao assistir aos vídeos, descobriu que o material do qual precisava já estava lá gravado. O foco foram nos centros de apoio aos órfãos da aids.


O nome do filme vem das políticas públicas ugandenses que vigiam até então, que focavam na abstinência sexual até o casamento (A), seja fiel, do inglês be faithfull (B) e camisinha (C).


Algo que sempre me corta o coração é ler, nos grupos e comunidades online de pessoas que vivem com hiv /aids, comentários de pessoas que vivem em países africanos e que eles não têm normalmente acesso aos medicamentos antirretrovirais.


E em Uganda, os números da aids são impactantes. No ano em que foi gravado, 1,6 milhões de crianças daquele país haviam perdido um ou ambos os genitores por causa da aids.


A prevalência do hiv na população geral hoje é de 5,4%, sendo que 90% das PVHIV fazem o tratamento, mas o alcance dos antirretrovirais não é o mesmo para todas as populações. Por exemplo, entre as mulheres trans e travestis, somente 13% das que sabem sua sorologia estão em tratamento (UNAIDS, 2020).


Atualmente são cerca de 900 mil órfãos por causa da aids em Uganda.


Mas o país hoje está bem melhor que há 20 anos atrás, bem diferente do que acontece em Angola ou em Moçambique. Em Angola, hoje, somente 1/3 das pessoas que vivem com hiv estão em tratamento, ao passo que em Moçambique a situação é ainda pior. 11,5% da população geral está infectada, e só 68% das PVHIV estão em tratamento.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page