top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - AIDS - Goulart de Andrade

A reportagem longa metragem "O Submundo da AIDS", foi uma das primeiras no Brasil sobre o tema, tendo ido ao ar em 1987 no programa comandado por Goulart de Andrade no SBT, quando pouco se sabia sobre o hiv e sobre o vírus, e tratada como fatal.



Logo no início, ao entrevistar um paciente hospitalizado em fase de aids, já bastante debilitado e cego, com 32 anos, o repórter, com sua objetividade característica, mas com tato, pergunta a ele se ele acredita que irá morrer por causa da aids. A resposta do entrevistado é uma verdadeira lição sobre o estigma sobre o hiv/aids, infelizmente ainda cabível até hoje.


A seguir, descreve-se com fotos, os sintomas das doenças oportunísticas mais comuns que podem afetar uma pessoa em fase de aids. Para se ter uma ideia, naquela época pouco se sabia do período de incubação do vírus, ou seja, o conceito de "viver com hiv" era virtualmente desconhecido ou ignorado.


Como resposta à pergunta sobre se somente os homens que faziam sexo com homens se infectavam, a resposta já era que não, e que os HSH eram as maiores vítimas do hiv, mas que esta população era mais vulnerável pelo número de parceiros sexuais.


35 anos depois de ser produzido e televisionado, o documentário expõe como muita coisa mudou de lá para cá.


Tendo em vista a época em que foi realizada, quando pouco se conhecia sobre o hiv/aids, e somente reportagens sensacionalistas e estigmatizantes eram veiculadas, este documentário tratou, com bastante humanidade, a situação.


Assista ao filme pelo link abaixo.




119 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page