top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - BAILAO - Marcelo Caetano

O filme curta "Bailão" de 2009,foi dirigido por Marcelo Caetano, e conta a história do famoso ABC Bailão, popular casa noturna da cidade de São Paulo e que tem como frequentadores majoritariamente homens gays da terceira idade, e que por isso mesmo tiveram uma relação com sua homossexualidade muito distinta da de hoje em dia.



Ao contrário do que se poderia pensar, que seria um local mais antigo, e que teria visto seus frequentadores envelhecerem, o local foi inaugurado em 1996, já para atender a uma população quase sempre não atendida adequadamente em outros locais LGBTQIA+.


O documentário traça um panorama de como foi a vivência dos frequentadores ao longo dos anos, como foi construída uma cultura gay da qual muitos de nós usufruimos atualmente. Eles fundaram os pilares sobre os quais vivemos hoje.


E em um determinado momento do filme, passa - se a discutir sobre o impacto da aids na comunidade, desestruturada e que teria pego a todos desprevenidos. Todo um retrocesso social por causa da doença. Fala - se de toda uma geração que não pôde usufruir das conquistas atuais e de como eles se sentiriam hoje. Um participante fala de como quando um sonho começa a ser tornar realidade, eles já não estavam mais aqui para vivenciar isso.


O filme "Bailão" pode ser assistido abaixo:




100 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page