top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - CARTA PARA ALEM DOS MUROS - Andre Canto

O filme documentário "Carta para Além dos Muros", lançado em 2019 e dirigido por André Canto (@andrecanto), traz um panorama cronológico extenso no que se diz respeito ao hiv e à aids no Brasil, assim como sua fama e anonimato quase que simultâneos, embora se estenda em reflexões dentro de alguns tópicos de contexto mais amplo.



A partir de testemunhas: pessoas vivendo com hiv, profissionais da saúde, voluntários dos mais diversos movimentos, conta-se a história desde o início, antes do primeiro caso ser descoberto na América Latina, como o medo, e consequentemente o preconceito, foi se antecipando à realidade.


Conta-se como a aids atingiu a todos desigualmente, ampliando preconceitos já existentes, e como todas as pessoas, algumas mais outras menos, foram afetadas. Descreve-se atos horríveis cometidos contra as pessoas vivendo com hiv em fase de aids, mas também como os movimentos sociais sempre buscaram combater o preconceito, a sorofobia.


Existem momentos muito tristes, como no depoimento da mãe do cantor Cazuza, por exemplo, mas também há falas lindas, o depoimento da médica infectologista Márcia Rachid, por exemplo, que sempre esteve ao lado de seus pacientes, substituindo-lhes em muitos casos suas famílias, tal como quando diz que "jovens se infectam porque são jovens, porque se sentem invulneráveis..."


Há também outras falas marcantes, como a do médico infectologista Ricardo Vasconcelos, que diz que "tratar o hiv hoje é uma coisa besta, fácil, para não dizer ridículo... tecnicamente é facílimo", mas que, ao mesmo tempo, o preconceito continua imenso na sociedade.


Aliás, o paralelo entre o jovem que ainda vive nas sombras do medo e a tecnologia na medicina que não conseguiu acabar com o preconceito ou carência de informações às novas gerações é bem traçado, mas sempre mostrando que se evoluímos muito medicamente, ainda há um longo trajeto a ser percorrido para que o estigma que recai sobre quem vive com hiv desapareça.


O filme pode ser assistido pela Netflix.

18 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page