top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - ESTIVEMOS AQUI - WE WERE HERE - David Weissman



O diretor viveu mais de três décadas em São Francisco, nos EUA, onde presenciou a pior face da aids. Vale lembrar que São Francisco foi uma das cidades do planeta mais afetadas pelo hiv. Quem vivia lá naquela época, especialmente no bairro Castro, estava no "olho do furacão".


O documentário foca em cinco entrevistas, de protagonistas diretos na época da pandemia de aids: a de um conselheiro, um ativista, um artista, um dançarino, uma enfermeira.



Como um dos entrevistados diz: "quando a aids chega a São Francisco, em 1981, dizimou toda uma comunidade. Mas também aproximou pessoas de formas inspiradoras e tocantes."


Uma fala que faz muito sentido e me tocou profundamente é a de que, na época que os primeiros testes de sorologia para hiv surgiram, descobriu-se que cerca de 50% dos homens gays que moravam no Castro já viviam com hiv.


O depoimento da enfermeira também tem um impacto enorme. Ela relata todo o preconceito da época, primeiro da própria classe de trabalhadores da área da saúde, para depois a sociedade em geral e até da própria comunidade lgbt, que não queria ser tratada no hospital. Quando a família da mesma reclamava de seu envolvimento com pacientes de aids, ela dizia que ela não escolheu a aids, a aids a escolheu, ela só fazia seu trabalho."


A partir de distintos pontos de vista, o documentário oferece um panorama geral e completo de histórias que não somente são incrivelmente pessoais, mas que também esclarecem temas bastante importantes da época: as complexidades políticas e sexuais, o terrivel impacto emocional e o papel de mulheres, especialmente as lésbicas, no cuidado e na luta por seus irmãos gays.


Mas pode ser baixado com legenda em português aqui:



O filme pode ser baixado com legenda pelo link abaixo:


19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page