top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - HIV A PANDEMIA NEGLIGENCIADA - Linda McCarthy e Jonathan Van Ness

Lançado em 2021, o documentário "HIV:A Pandemia Negligenciada" é estrelado por Jonathan Van Ness, apresentador do reality Queer Eye e que tornou pública sua sorologia para o hiv em 2019 e dirigido por Linda McCarthy.



Com o nome original em inglês "The Neglected Pandemic, 40 Years of HIV & Aids.", o filme explora quatro décadas de hiv e aids nos Estados Unidos.A produção da Vice TV reúne relatos pessoais e percepções de diferentes comunidades e organizações para demonstrar a realidade de quem é diagnosticado com o vírus e os avanços no campo científico. O objetivo é ir além das estatísticas e analisar o histórico impacto do vírus nas vidas das pessoas.


O documentário traça um paralelo entre o caos do passado, com a descoberta do hiv nos anos 1980, e a pandemia da Covid-19. "Ao refletir sobre a resposta global à Covid-19, é chocante perceber que havia uma ausência real de uma resposta médica e legislativa unida durante o auge da epidemia de hiv e aids na década de 1980.


Ele aborda também um fenômeno similar ao que ocorre no Brasil, em que cada vez mais a infecção por hiv impacta as parcelas mais pobres da população, especialmente pessoas negras, pela exclusão social que sofrem. Estima-se, por exemplo, que nos estados do sul dos EUA, 1 em cada 2 homens negros que fazem sexo com homens vive com hiv.


O filme pode ser assistido na Globoplay.

38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page