top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - HIV AND ME - Stephen Fry

O brilhante ator inglês Stephen Fry mais uma vez usa de seu prestígio para lutar contra o preconceito e a discriminação. Desta vez, ele aborda o hiv/aids a partir de sua realidade.


O documentário inicia com uma descrição de como ele precisou fazer um exame de sorologia para o hiv para poder financiar um imóvel.



Gravado em 2007, o filme mostra as mudanças radicais ocorridas na época no Reino Unido com o surgimento dos antirretrovirais de alta eficácia e a nova face inglesa do hiv.


Assim como no Brasil, o início da epidemia marcava dois grupos como sendo "de risco": homens que faziam sexo com homens e usuários de drogas injetáveis. Contudo, com o passar do tempo, o hiv passou a acometer pessoas heterossexuais em sua grande maioria.


Ele revisita um hospital que recebia pessoas em fase terminal, seus amigos, e faz uma descrição viva de como raiva, culpa, indignação, medo, eram tão vivos.


Fry entrevista amigos e pessoas desconhecidas que vivem com hiv, e também pessoas que estavam fazendo o teste sorológico para hiv.


Com profundo respeito pelo passado, mas com a urgência de se mostrar o presente, o ator faz um belo trabalho para afrontar a sorofobia. E o mais importante, de 2007 para agora, tanto se avançou, com a descoberta do I = I, ou Indetectável = Intransmissível, medicamentos mais modernos, etc.


O documentário pode ser assistido no link abaixo (infelizmente em inglês sem legenda).




28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page