top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - HIV? H O QUE? - Criar Brasil

Com 29 minutos de duração, o filme "HIV? H o quê?" tem como premissa desmistificar a vida com hiv.


Em uma agência de televisão comunitária de Recife, a chefe convida a equipe a realizar uma série de reportagens sobre hiv/aids. Dentre a equipe, surge o clássico comentário: "mas já falamos sobre isso no Carnaval..." ao que a chefe acertadamente responde que não há época específica para falar sobre o tema.



Cada um dos membros é convidado a interagir sobre a questão, e o retorno só demonstra o preconceito social existente. O repórter pai que nunca conversou com o filho sobre o assunto, o repórter que buscará entre amigos gays se haveria alguém vivendo com hiv para ser entrevistado, ou a repórter que quer convidar um líder religioso, por exemplo.


A partir daí, a chefe diz que a infecção por hiv pode acontecer com qualquer pessoa, e inclusive há alguém vivendo com hiv na equipe.


Nas entrevistas, o preconceito é reafirmado a todo instante, como uma cena divertidíssima com uma mulher trans. O filme vai abordando as narrativas sorofóbicas mais comuns na sociedade.


As informações estão todas lá. O vídeo é divertido e educativo. Inclusive, serve como material educativo para todas as idades e grupos sociais.


As duas únicas ressalvas que eu faria é que em um momento, ao se falar de indetectável = Intransmissível, a chefe fala que "é praticamente zero a chance de ele ser infectado por hiv", mas na verdade a chance é realmente zero, sem o "praticamente". E também que em determinadas ocasiões, o filme adota o termo "ser soropositivo", que cada vez mais vem perdendo espaço para o mais adequado "viver com hiv".


Segue o link para assistir ao filme "HIV? H o quê?"




68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page