top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - ISSO NAO E O FIM - Alan Junior de Queiroz e Jamile Luisa Maluly

O documentário "Isso Não é o Fim" foi fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo da Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi). O Trabalho recebeu nota 10 pela forma de abordagem, edição, trilha sonora e, principalmente, pelo objetivo de se discutir sobre o tema.



Publicado em novembro de 2013, mostra uma realidade de quase uma década atrás, antes do conceito de Indetectável = Intransmissível, na abordagem ao hiv/aids no Estado do Paraná, especificamente na denominada 19a Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho/PR, além de atender mais 21 municípios.


Não só a partir do atendimento de saúde, mostra a abordagem do público da região sobre o que entendiam sobre aids, e o desconhecimento é o mais flagrante.


Aborda também, inclusive com mais detalhes, a prática cotidiana do centro de saúde especializado no atendimento às pessoas que vivem com hiv, e relatam a existência de muitas pessoas que descobrem viver com hiv mesmo em um relacionamento fechado.


Explica-se o fluxo de atendimento, desde o teste rápido até o início do tratamento, e fala-se também na dificuldade de algumas pessoas em iniciar com a medicação.


É um filme educativo, que mostra eficazmente a vida com hiv. Inclusive, uma profissional de saúde fala que considera a vida com hiv ser uma condição que afete menos a vida da pessoa do que uma diabetes, por exemplo.


Algo que já mudou, de lá para cá, é sobre a gravidez por parte de mulheres que vivem com hiv. Se na época havia o direcionamento de que elas não engravidassem, e caso sim, o parto fosse de cesárea, hoje isso já mudou. A gravidez não tem risco nenhum, desde até a mãe faça seu tratamento corretamente, e o parto pode ser normal.


Assista ao filme no link abaixo.



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page