top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - JANAINA DUTRA UMA DAMA DE FERRO - Vagner de Almeida

O documentário "Janaína Dutra: Uma Dama de Ferro", lançado em 2011 e dirigido por Vagner de Almeida, ativista da causa hiv/aids da ABIA, conta a história de Janaína: primeira mulher trans a ingressar nos quadros da advocacia brasileira, nascida em 1960 e falecida devido ao câncer em 2004.



A advogada e ativista ficou conhecida por sempre levar consigo uma cópia da lei anti-homofobia aprovada em sua cidade natal. Janaína dedicou a vida a luta em defesa da igualdade e contra a discriminação da comunidade LGBT+. Ela também liderou a primeira campanha de prevenção do hiv no Brasil, com foco na comunidade transgênero.


O filme conta a história dela a partir da perspectiva de familiares e amigos, mas também a partir de trechos de depoimentos e entrevistas da própria biografada.


Um amigo diz: "Janaína era muito corajosa, e qdo se revelou, ela se lançou, se jogou no voo de ser ela mesma..."


Conta também como ela atuou como ativista da causa do hiv/aids, tendo assinado em 2001 o estatuto, como advogada, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com Hiv/aids Núcleo Ceará", atuando também como voluntária na mesma instituição.


Ela entendia que a aids era (como ainda é) uma vulnerabilidade que afetava profundamente as mulheres trans e travestis. Janaina diz que o preconceito é cumulativo, conforme a soma das diversas vulnerabilidades, e sobre a Travesti recaem quase todos.


O documentário pode ser assistido por meio do link abaixo:


https://youtu.be



14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page