top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - JUSTE LA FIN DU MONDE - E APENAS O FIM DO MUNDO - Xavier Dolan

O filme franco-canadense "Juste la Fin du Monde", lançado em 2016 por Xavier Dolan, é uma versão cinematográfica da peça teatral de mesmo nome, que por sua vez foi escrita em 1990 por Jean-Luc Lagarce, falecido em 1995 por complicações advindas da aids.


O foco da história está em Louis, interpretado por Gaspard Ulliel (o jovem Hannibal Lecter em Hannibal Rising), um escritor que volta à casa da família após 12 anos, para contar que morrerá em breve.



A família é pequena e formada pela mãe (Nathalie Baye), o irmão mais velho Antoine (Vincent Cassel, que já fez zilhões de filmes), a irmã mais nova Suzanne (Léa Seydoux) e a esposa de Antoine Catherine (Marion Cotillard, que fez o papel principal no filme Piaf - Um Hino ao Amor).


As relações familiares são extremamente tensas. Louis sempre foi considerado o membro desviante da família, ao passo que Antoine é o filho preferido.


Contudo, a chegada de Louis coloca os "monstros sobre a mesa". Antoine se ressente do irmão, enciumado pela atenção que a mãe e a irmã dão ao recém-chegado (retornado). Todos têm uma relação difícil com a mãe, especialmente o filho preferido.


Lembranças do passado, amarguras antigas ressurgem, atritos tamanhos, que Louis parte sem cumprir seu propósito original.


O hiv/aids não é nunca mencionado... na verdade poderia ser qualquer outra coisa a causadora da morte iminente de Louis, mas a autoria e a época em que foi escrita a peça tornam clara a razão.


O filme ganhou diversos prêmios franceses, e realmente faz jus a eles. As interpretações são precisas, e o filme é tenso o tempo inteiro.

19 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page