top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - KILLING PATIENT ZERO - Laurie Lynd

Killing Patient Zero é um filme canadense de 2019, dirigido por Laurie Lynd, que tenta desconstruir a lenda de que o comissário de bordo quebequense Gaetan Dugas fosse o paciente zero da infecção por hiv nos Estados Unidos e Canadá.



Gaetan foi atacado pela mídia mundial como um propagador da aids tanto em livros como em filmes. Um exemplo de filme de grande impacto na época que ajudou a destruir a reputação de Gaetan foi "E a Vida Continua - And The Band Played On", já abordado aqui no blog.


https://www.lhivrosearthivismo.com/post/filme-e-a-vida-continua-and-the-band-played-on


O filme conta com diversos depoimentos de pesquisadores, médicos, colegas e amigos. Até mesmo o pesquisador responsável pela pesquisa que serviu de fonte para o rótulo de paciente 0 (zero), ao falar sobre o seu trabalho, é categórico ao declarar que o Gaetan nunca foi nomeado como paciente zero, e sim como paciente O (letra).


Ainda, o filme analisa que seria impossível, cientificamente falando, ser Gaetan o paciente zero. Ele poderia ser o centro de um "cluster" de contatos, mas não há nenhum meio de provar que ele seria o centro deste mesmo cluster.


Também fica muito claro que Dugas sempre colaborou com a equipe científica e médica, e sofreu bastante com o estigma que lhe foi imposto. O filme pode ser baixado na Internet via torrent. Está também disponível na Apple TV.


Sofreu o estigma da doença, e sofreu o estigma da honra, dentro da própria comunidade, mesmo após sua morte. Foi um dos maiores mártires da aids que conhecemos.


Segue o link do trailer.


69 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page