top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - LEONILSON SOB O PESO DOS MEUS AMORES - Carlos Nader

O filme "Leonilson, Sob o Peso dos Meus Amores" foi lançado em 2012. Recebeu o mesmo nome de uma exposição de obras do artista realizada no Itaú Cultural em São Paulo no ano anterior e foi dirigido por Carlos Nader, que também foi o diretor do "A Paixão de JL".



Já falamos sobre Leonilson neste blog, primeiramente por causa do catálogo da exposição sobre ele Drawn, e depois por causa do filme "A Paixão de JL", mas este documentário, anterior a ambos, mostra facetas únicas.


Ele não se preocupa tanto com as obras do artista, mas com sua própria vida. Não se baseia nas gravações realizadas pelo próprio Leonilson, mas por depoimentos de amigos, colegas e parentes.


Por exemplo, um amigo conta como foi que o artista contou para ele sobre sua sorologia positiva para o hiv


Sua irmã, com quem residiu nos últimos tempos antes de falecer, diz como foi para ele contar para sua família sobre o hiv. Mais impactante, porém, é a exposição ocorrida na revista Veja (sim, sempre ela). Com termos profundamente estigmatizantes, como "aidético" por exemplo, aos 33:00 minutos a reportagem é mostrada na íntegra, quase como que sepultando Leonilson em vida. Ao pausar este exato momento, é possível ler a integralidade da reportagem.


E o próprio Leonilson é mostrado em uma entrevista para a TV Cultura falando sobre sua vida e seu processo de criação.


Assista ao filme:



25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page