top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - LIVING THE LAST DAYS - Nancy Salter - PBS

O filme "Living The Last Days" foi produzido e veiculado pela PBS, canal de TV estadunidense em 1989 e narra a história de pacientes, em fase terminal por causa da aids, internados no Chris Brownlie Hospice de Los Angeles, instituição criada pelo também paciente nas mesmas condições.



Um hospice, ao contrário do que a palavra pode parecer, não é um hospício, cuja tradução seria asylum, mas sim um lar para doentes em fase terminal, para que tenham o máximo de conforto e cuidados até suas mortes.


A reportagem mostra como as pessoas internadas, seus familiares e os funcionários pensam no falecimento do corpo físico, quais eram as questões que mais estavam presentes em suas mentes.


Eles geralmente estavam tão cansados do sofrimento oriundo das várias doenças oportunísticas, que pensavam com ansiedade na morte, para que ela chegasse mais rápido.


Muitos estavam já esgotados por diversas internações hospitalares, que até poderiam até prolongar o tempo restante de vida, mas que diminuiriam a qualidade da mesma.


Naquela época não havia tratamento para a infecção pelo hiv, e a morte em decorrência da aids era certa, mas hoje em dia, o tratamento permite uma vida absolutamente normal.


Isso não quer dizer que não haja mortes em decorrência da aids. Elas ainda continuam ocorrendo, na ordem de cerca de dez mil ao ano no Brasil, principalmente pela falta de testagem para hiv, de modo que as pessoas infectadas vão descobrir o vírus quando já é tarde demais.


O filme, em inglês, pode ser assistido abaixo.




32 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page