top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - OS PRIMEIROS SOLDADOS - Rodrigo de Oliveira




Assisti ao filme "Os Primeiros Soldados" dirigido por Rodrigo de Oliveira, ontem na Mostra Tiradentes, e fui profundamente impactado...


Urge cada vez mais o lançamento de produções artísticas que construam novas e atuais narrativas sobre a vivência com hiv, isto é um fato. Mas como o próprio diretor colocou no bate-papo sobre o filme na Mostra, não conhecemos muitas das pessoas pioneiras, em suas palavras, "muito de nossa ancestralidade positiva nos foi roubada, não só pela doença, mas pelo descaso das pessoas..."


E sim, artisticamente devemos mirar no futuro, mas nunca devemos perder a visão do passado. A maravilhosa atriz Renata Carvalho fala justamente do papel do filme em "coroar essas pessoas esquecidas, esses primeiros soldados que não tiveram nome, e que ficaram para trás".


A escolha de ambientar o filme em uma cidade fora do eixo Rio - São Paulo, e que em 1983 era bem menor do que é hoje, dá o tom de como a aids era desconhecida nos primeiros anos, de como era um segredo até mesmo para as populações mais impactadas pelo hiv. Emblemática a cena em que um falecimento por complicações advindas da aids fechou um hospital...


Corpos diversos fazem parte do elenco, o que também se destaca da maioria das produções que retratam os primeiros anos da aids, e isso traz uma riqueza ímpar à obra.


As atuações são todas primorosas. Renata, Jhonny e Vitor, especialmente, estão maravilhosos. Muita emotividade em todas as cenas, das mais alegres às mais tristes. Existe uma ânsia de vida ao longo dos 107 minutos da obra.


Tente assistir ao filme logo que seja possível, mas também assista agora ao bate papo com o diretor e os atores. São relatos emocionantes do elenco, inclusive como o filme mudou a própria vivência de um ator e sua família sobre o tema.


Uma frase, que para mim será inesquecível, e que só por ela o filme já valeria a pena, é "... se essa peste é gay, a mãe dela é travesti...". Tal fala já era da atriz que interpreta Rosa, e o diretor ficou tão impressionado que pediu que ela a inserisse no texto.


Veja o trailer de Os Primeiros Soldados:





E assista ao encontro virtual com o elenco e o diretor.


51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page