top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - POSITIVAS - Susanna Lira

Documentário de Susanna Lira sobre a experiência de mulheres que se infectaram com o vírus HIV através de seus maridos ou parceiros estáveis, "Positivas" mostra uma realidade bastante frequente, mas pouco falada na sociedade.



Ao lançar um olhar para mulheres heterossexuais, "protegidas" pela instituição do casamento e infectadaspelo vírus HIV, Positivas mostra quão frágil e desinformado é o muro do preconceito que cega toda a sociedade.


O filme foi o vencedor do prêmio Melhor Longa Metragem Documentário pelo Voto Popular no Festival de Cinema do Rio 2010. O documentário acompanha a vida de Cida, Heli, Rosária, Medianeira, Sílvia, Ana Paula e Michelle, mulheres que foram surpreendidas pela notícia da doença em um ambiente até então seguro e moralmente “adequado”. Mulheres comprometidas com os dogmas do relacionamento ideal e que não viam a necessidade de negociar o uso da camisinha com seus parceiros.


A diretora dá voz a essas mulheres, mostrando a cara que elas têm, como vivem, o que gostam de fazer, quais são seus sonhos e fragilidades. Porque, apesar do luto inicial que acompanha a notícia e do preconceito que vem em seguida, elas mostram que viver com Aids não é o fim. Ao contrário, pode significar uma nova chance à vida e à sexualidade.


O filme tem 1 hora e 17 minutos de duração e mostra com crueza historias reais... Uma delas, de uma imigrante que mudou para o Brasil com o marido, foi infectada por ele e disse que o pior momento da vida dela foi quando descobriu que poderia ter infectado suas filhas e netas durante a amamentação.


Outra história marcante foi a do filho que faleceu na barriga da mãe, que vive com hiv, por causa do descaso dos médicos.


O documentário Positivas pode ser visto pelo link abaixo:




21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page