top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - PRELUDIO DE UMA MORTE ANUNCIADA - Rafael Franca

Aconteceu recentemente, de forma virtual, a 6ª Mostra de filmes do Espírito Santo Cineclube Diversidade, e um dos filmes expostos foi o “Prelúdio de uma Morte Anunciada (1991) de Rafael França, que faleceu devido a complicações da aids.


Neste seu último vídeo, terminado alguns dias antes de sua morte, há uma verdadeira celebração dos valores que nortearam sua vida e dos quais ele jamais abriu mão, nem mesmo nos momentos de maior dificuldade.


O vídeo, em seu despojamento quase absoluto, lembra muito de perto o "Blue" de Derek Jarman, este também realizado como uma espécie de testamento, por um diretor em estado terminal na evolução da Aids.



No trabalho de França, o próprio realizador troca as últimas carícias com seu companheiro Geraldo Rivello, enquanto aparece na tela uma extensa lista dos nomes de todos os amigos brasileiros e estadunidenses que foram vitimados pela Aids e a trilha sonora deixa correr uma dilacerante interpretação de "La Traviata" pela soprano brasileira Bidu Saião, gravada em 1943.


A última coisa que aparece no vídeo é a frase "Above all they had no fear of vertigo" [Apesar de tudo, eles não tiveram nenhum medo da vertigem], que retoma a idéia central de "Without Fear of Vertigo": assumir, até as últimas conseqüências, a intensidade da vida, enquanto ela puder arder no peito, pois a morte é o destino inevitável de todos.


O filme curta tem cerca de 5 minutos e está logo no início do vídeo abaixo.


33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page