top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - SEM ARREPENDIMENTOS - NON JE NE REGRETTE RIEN - NO REGRET - Marlon T Riggs

Está disponível para visualização até o dia 02/12/21 o filme "Non, Je ne Regrette Rien", em português "Sem Arrependimentos", do diretor Marlon T. Riggs, lançado em 1992, e que, através de música, poesia e um autoconhecimento silencioso, por vezes aterrador, cinco homens gays vivendo com hiv falam sobre suas lutas individuais, iluminando a difícil jornada que homens negros de todo o território americano trilham em busca de lidar com a devastação pessoal e social da epidemia.



Partindo do pânico, da resignação e do silêncio, próprios da época em que o filme foi gravado, e quando não havia a existência de nenhum antirretroviral efetivo contra o hiv, até à descoberta do poder libertador e curativo da fala, do se tornar visível como homens gays vivendo com hiv, cada um conta uma história única e ao mesmo tempo familiar de autotransformação – uma história em que uma “dor”, antes vergonhosa e impronunciável, é transformada em uma ferramenta de empoderamento pessoal e comunitário.


Os relatos das pessoas que participaram do filme são extremamente emocionantes.


Na verdade, este filme faz parte de uma trilogia, conformada por outras duas obras: "Anthem" e "Affirmations". Estes dois aparecerão por aqui em breve.


Marlon Troy Riggs foi o diretor deste e de tantos outros filmes, muitos deles profundamente marcados pela luta contra o preconceito racial, e faleceu em 1994 por complicações advindas da aids.


O filme pode ser assistido, até o dia 02/12/2021, no link abaixo:


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page