top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - SINGING POSITIVE - SAN FRANCISCO GAY MENS CHORUS - Herve Chabalier e Claude Chelli

Quando do lançamento do documentário "Singing Positive: San Francisco Gay Men's Chorus" , ocorrido em 1995, mais de 150 de seus participantes já haviam falecido em decorrência de complicações advindas da aids.



O filme tem seu foco direcionado para quatro de seus integrantes que estão em estágio avançado de aids e como sua participação no coro tem um papel fundamental em suas saúdes física e mental.


Ele foi gravado ao longo de uma temporada do coral que nomeia esta obra. O San Francisco Gay Men's Chorus - SFGMC é o primeiro coral abertamente gay do mundo, e um dos mais atuantes em relação aos direitos LGBTQIA+. Sua primeira audição aconteceu em 1978.


Desde o início da pandemia de aids, contudo, o foco do grupo foi naturalmente afetado, por causa do imenso impacto que a aids teve entre seus membros. Assim, os concertos do coral tentavam demonstrar a urgência do tema ao seu público, inclusive promovendo a arrecadação de doações. Ainda, o coro também se tornou um local onde seus membros poderiam falar livremente sobre o hiv/aids.


Também faziam vigílias e apresentações nos momentos finais de muitos pacientes que estavam falecendo por complicações advindas da doença. O coro, assim, foi e é como uma verdadeira família para seus membros.


Assista ao documentário abaixo




54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page