top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - TEMPORADA DE CACA - HUNTING SEASON - Rita Moreira

Temporada de Caça é um filme brasileiro de 1988, do gênero documentário e dirigido por Rita Moreira. 0 filme ganhou notoriedade por retratar a opinião da sociedade paulistana pós-ditadura, nos anos 1980, sobre a homossexualidade, a transexualidade e a aids.



Rita Moreira é uma importantíssima ativista lésbica feminista que todas devemos conhecer e a seu trabalho. Jornalista, produtora e diretora de vídeos, tradutora e poetisa. E pioneira do vídeo portátil independente, trabalhou muitos anos na Editora Abril.


Seu primeiro vídeo, Lesbian Mothers, de 1972, premiado, aborda as mães lésbicas no período

da segunda onda feminista. Naqueles tempos, a maternidade e casamento eram tão compulsórios que dificilmente uma lésbica não era mãe, além de que significava possibilidade de perda real da guarda de filhos.


Gravado com uma rudimentar câmera VHS e

cuidadosamente editado, Temporada de Caça trata da onda de assassinatos de homossexuais e mulheres trans/travestis que assolava São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 80.


Depoimentos de rua e de figuras do meio cultural e artístico como Zé Celso, Jorge Mautner e Roberto Piva, além de Claudia Wonder, trazem um panorama assustador de como a sociedade da maior cidade do país que mais mata pessoas LGBTQIAP+ pensava sobre as pessoas queer e os direitos humanos.


Ainda há uma discussão muito interessante sobre como a questão do hiv/aids reforçou o ódio social. Inclusive, a própria Cláudia Wonder fala que acreditava que o hiv fosse uma arma biológica gerada pelos governos para dizimar a população LGBTQIAP+ e a dos povos dos países pobres africanos.


É um filme curto, de menos de 25 minutos, mas difícil seu estômago não se embrulhar de revolta.




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page