top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Filme - YESTERDAY - Darrell Roodt

Lançado em 2004 pela HBO Films, "Yesterday" conta a história de uma mãe, com este nome, que descobre viver com hiv. Ela tem uma filha pequena, e ambas vivem em um vilarejo na África do Sul.



Concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro daquele ano, perdendo, infelizmente, para o espanhol "Mar Adentro". Outra peculiaridade é o fato de ter sido o primeiro filme comercial a ser gravado na língua zulu.


Após descobrir sua sorologia, ela viaja até Joanesburgo para encontrar seu marido, que trabalha em uma mina, e ao lhe contar, para que ele possa se testar também, é espancada por ele.


Contudo, um tempo depois, ele retorna ao lar, já em estágio avançado de aids, e Yesterday o aceita de volta. Os vizinhos do vilarejo o rejeitam, pois não entendem o hiv/aids.


Ela agora tem uma única meta: viver para ver sua filha começar a estudar.


O filme mostra cristalinamente o desamparo institucional que grande parte da população sul-africana está submetida, sem médicos, sem estrutura urbana, sem recursos.


E realmente a realidade ali está estampada. A região em que se passa a história tem a maior prevalência de infecções por hiv em todo o país, atingindo 27% dos adultos.

22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page