top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - 5 ANOS COMIGO - Thais Renovatto

Com uma escrita bem fluida e informal, como se fosse uma conversa entre amigos no sábado à noite, ela conta sua história de vida, em que vê seu namorado fenecendo em um hospital por complicações advindas da aids, sua relação com a família do namorado, suas dúvidas, seus anseios e o seu trilhar, em cinco anos, da reconstrução de suas afetividades.





O livro mostra que mesmo tendo inúmeros privilégios, em comparação à grande maioria da população brasileira, uma mulher vivendo com hiv também enfrenta vários dilemas que permeiam praticamente todos nós, mas especialmente as mulheres em uma relação estável heterossexual, infectadas por seus parceiros, namorados, maridos.


E como no caso de muitas mulheres, Thais passa por este dificílimo processo, em que a morte de seu companheiro coincide com o momento do seu diagnóstico, o que sem dúvida promove um turbilhão de sentimentos muito maiores e com certeza conflitantes: amor, ódio, ressentimento, culpa, entre tantos outros.


Mas principalmente, o que mais se sente em casos assim é o medo de morrer como seu companheiro. Se, mesmo tendo passado tanto tempo, e com a realidade de ser viver com hiv ter evoluído imensamente, quando se descobre a sorologia positiva para o vírus, normalmente se pensa que a vida nunca mais será normal, que a aids é inevitável, e tudo o mais, porém, na situação de Thais, ao olhar o namorado no hospital, e já tendo o resultado positivo para o hiv, era como se ver em um espelho do futuro.


No livro, em diversos momentos, a autora narra seu medo de nunca ter outro relacionamento, e de precisar abandonar o projeto de ser mãe. E felizmente, ela, no período de tempo que dá título ao livro, tem um relacionamento sorodiferente (quando uma pessoa vive com hiv e a outra não), casou e teve dois filhos lindos.


"5 Anos Comigo" foi como que uma catarse, ou seja, como uma libertação, uma purgação em relação à sua vida com hiv. Tornou-se, na verdade, em um manifesto de como é possível viver e construir uma linda família e vivendo com hiv.


Já falamos de um projeto online que ela, junto com Drew Persí e Diego Krausz, chamado "O Som das Décadas":



Ah, e se você se interessou pelo livro, ele pode ser adquirido na loja do Posithividades:



57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page