top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - AIDS DESAFIOS INICIAIS E DE SEMPRE - Jose Adriano Goes Silva

O livro "AIDS - Desafios iniciais e de sempre", escrito por José Adriano Góes Silva, foi publicado em 2015 pela Editora Appris e foca na dificuldade da adesão ao tratamento por parte da pessoa que vive com hiv.



Normalmente, temos uma relação muito direta com remédios: estamos sentindo algum sintoma, tomamos a medicação conforme recomendado e, após a cura, o tratamento medicamentoso termina.


Mas no caso da infecção por hiv a situação é bastante diferente, pois muitas pessoas nesta situação não apresentam nenhum sintoma, e os remédios antirretrovirais acabam sendo a única lembrança, diária, de que se está convivendo com este vírus.


Muitas, inconscientemente, criam essa relação e acabam criando uma aversão aos remédios.


Já em outras situações, apesar de o tratamento ser gratuito, pode haver dificuldade de acesso ao serviço público, seja por distâncias, seja por incompatibilidade de horários, ou ainda por questões sociais e medos. Outras pessoas não têm nem mesmo água e alimentação, não tendo nem mesmo condições para aderir a uma tomada diária de comprimidos.


O livro foca neste âmbito, mas acredito que poderia ser mais aprofundado e mesmo revisto. Faz falta, por exemplo, um recorte mais específico que realmente ataque o tema proposto, e ainda alguns capítulos sobre populações ou dificuldades específicas.


Populações em situação de rua, ou mulheres trans, ou ainda em cidades muito pequenas, cada um destes temas mereceria uma análise mais profunda.

24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page