top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - AMAR VOCE - Jasmin Palumbo

Nicolas já não era mais um garotinho que vivia grudado à sua mãe. Ele havia crescido e, com isso, ele não era exatamente o que todos esperavam da criança que um dia havia sido.

Nico cresceu como o reflexo do pai, um tanto quanto introspectivo.



O mesmo havia acontecido com Branca, que cresceu com a personalidade mais parecida com o do pai, que a da mãe. Mas, exatamente por isso, ela era o oposto de Nico. Enquanto o jovem adulto era objetivo e literal, Branca era espirituosa e espontânea.


No entanto, nem sempre ambos podiam fugir da convivência do outro, além de amigos em comum, tinham pais amigos do outro, criando assim, um elo, mesmo sem eles quererem, entre o outro.


Mesmo com barreiras invisíveis entre eles, uma faísca foi acesa quando um beijo foi dado.


Eles eram jovens e, às vezes, imaturos. Sendo assim, esqueceriam seus medos para viver um amor? E seria o amor realmente capaz de sobrepor qualquer problema?


Branca vive com hiv, Nicolas não. A partir daí, já se observa que o livro "Amar Você" de Jasmin Palumbo, que foi lançado em 2017, trata especialmente sobre relacionamentos sorodiferentes.


A história é narrada em primeira pessoa, ora do ponto de vista de Nico, ora do de Branca e, mesmo que os personagens secundários não nos contem a história por seu ponto de vista, suas opiniões são bem colocadas e expostas.


E em relação ao tema, apesar da palavra "sorodiscordante" estar em desuso, substituída por "sorodiferente", afinal ninguém está discordando em um relacionamento, o livro não comete muitos erros. Inclusive aborda o conceito de "indetectável = intransmissível", apesar de ainda considerar a chance mínima de infecção, e não zero, como já se sabe hoje.


Mas algo deve ser dito. Para aumentar a dramaticidade da narrativa, em um momento da história, o vírus de Branca, mesmo ela tomando corretamente seus medicamentos, desenvolve resistência à terapia. É importante frisar que a pessoa que toma seus remédios corretamente e já tem sua carga viral controlada não desenvolverá tal resistência, só trocando seus remédios por outros mais modernos ou que tenham menos efeitos colaterais.


O livro pode ser comprado online via Amazon, inclusive a trilogia "Você" também está disponível lá.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page