top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - BUSCANDO UMA SAIDA - Geraldo Raiss

Pela primeira vez no blog, um romance espírita que aborda o hiv/aids. O livro" Buscando uma Saída" foi escrito por Geraldo Ráiss e seria uma obra mediúnica orientada pelo Espírito Gerda. Confesso que, ao me propor a ler a obra, já senti um certo preconceito, pois sei bem como o ambiente espírita ainda é impermeável ao diferente, ao outro, à diversidade.



A obra conta a história de César, que descobre inicialmente estar com câncer após uma febre intermitente. Suas características psicológicas são descritas no primeiro capítulo: altivo, tímido, solitário, responsável, franco e introspectivo. Tais parâmetros são essenciais para entendermos os processos internos que ocorrem com o personagem.


Logo após o diagnóstico do câncer, ele vai a um centro espírita, em que foi atendido pelo espírito Gerda. O médico espiritual diz que César deverá ter força para enfrentar todo o caminho pela frente, diz que ele deverá confiar nos médicos e não ficará desamparado espiritualmente. Também informa que passará por uma biópsia no dia seguinte, e o guia espiritual diz que estarão ao lado dele e que deverá retornar na semana seguinte. César pergunta ao espírito: "vamos começar o tratamento na próxima semana?" em que Gerda responde: "nós já começamos".


A biópsia mostra que o tumor é maligno, e o médico pede o exame de sorologia para o hiv, que vem positivo. César está desolado, não acredita que Deus pudesse permitir isso, afinal se considera uma pessoa correta. O espírito Gerda pede para que ele se atente ao fato de que haveria outras vidas, e o significado pode estar nelas, o que lhe parece incompreensível neste momento.


O livro passa a tratar de como os conceitos espíritas se aplicariam ao caso concreto, como de aceitação, superação, entendimento que determinadas razões para as coisas podem estar ligadas ao passado ocorrido em outras vidas e que tudo o que ocorre é para nos melhorar.


César passa por sessões semanais de tratamento espiritual, e sessões rotineiras de quimioterapia, momentos em que há conversas e lições muito significativas. Ele se transforma, não sem sofrimento, mas de modo muito positivo.


Ao longo do texto, percebi que o livro não faz julgamentos morais em absolutamente nenhum momento, e isso já me surpreendeu. A leitura é fácil, muito tranquila e "Buscando Uma Saída" é uma excelente opção de leitura para pessoas espiritualistas que desejam um abraço na alma.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page