top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - CANCAO DA ESPERANCA - Robson Pinheiro - Franklim

O livro conta a história de Franklim, um espírito que deseja contar sua história de como teria vivido e passado pela experiência da aids.



Sua primeira edição foi em 1995, e a que tenho é a nona, em que termos que eram usados anteriormente com certa regularidade, como "aidético" foram substituídos, salvo em duas passagens, com fins específicos de sorofobia que o personagem teria sofrido.


Franklim, aos 20 anos, estava preso a uma cama, em estágio terminal por complicações advindas da aids.


Descreve seu processo de deterioração do corpo físico, mas também seu amadurecimento espiritual, tanto enquanto estava doente como depois de ter falecido.


Narra sua experiência no plano espiritual, como seria a vida depois do desencarne provocado pela aids, como ele passou a colaborar com a evolução das pessoas encarnadas na mesma situação.


Mas fica a questão, vale ou não a leitura? Na minha opinião, não. Este livro ser lido com atenção. Primeiramente porque a realidade hoje é muito diferente da existente quando ele foi escrito, e também por conter vários julgamentos de cunho modal que podem servir como gatilhos.


O livro faz um julgamento da homossexualidade, confundindo-a com um defeito de caráter das pessoas, o que afronta gravemente a própria doutrina espírita. E ainda gera uma carga de culpabilização das pessoas que vivem com hiv.


Se desejar ler livros espíritas que abordem a questão do hiv/aids sugiro "A Última Chance" e o "Sempre Há Uma Esperança", ambos já abordados aqui no blog.


De todas as formas, ele está disponível para ser adquirido em sebos virtuais a um custo muito baixo.

114 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page