top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - GOSTO DE VIDA e DE AGOSTO A AGOSTO COM MUITO GOSTO - Mario Rudolf

São dois livros diferentes? Dois lados de uma mesma história provindos do mesmo autor? Uma extensão?


Inicialmente, o livro foi lançado em 1990, com o nome "De Agosto a Agosto com Muito Gosto", tendo como personagem principal Marcos, um garoto que cresceu em uma família bastante opressora, passou alguns anos como seminarista em uma congregação católica, começa a namorar um colega de seminário, abandona tudo por ele e se descobrem vivendo com hiv.





Em 2003, porém, o livro foi lançado com o nome de Gosto de Vida, e algumas mudanças no texto são notáveis. Agora, o personagem principal se chama Mário, e o texto do livro está na primeira pessoa do singular, ou seja, o livro assumidamente se torna uma autobiografia.


Alguns termos usados na primeira edição também mudaram, foram suavizados (porra virou sêmen, por exemplo). Outro ponto é que no Gosto de Vida, os nomes dos demais personagens também foram alterados, provavelmente para os nomes reais.


Outro fator notável é que no livro de 2003, o texto foi ampliado, narrando o que se passou nestes treze anos que separam ambos os registros.


Por todo o tempo, nas duas edições, ou nos dois livros (depende do ponto de vista), contudo, o autor destaca o papel que sua fé católica tem na sua existência.


Meu único comentário crítico é que, especialmente para o final, quando trata da vida com hiv, o autor parece ter pressa em terminar seu trabalho, e há no texto uma aparente falta de continuidade, com lapsos temporais e factuais bastante longos. Talvez uma terceira edição, resolvendo melhor a concatenação das diversas narrativas, poderia enriquecer ainda mais esta obra.


Eu senti, particularmente, muito carinho pelo Mário que foi retratado no Gosto de Vida. Este sentimento aumentou assim que localizei a página do Facebook do autor.

28 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page