top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - MIASMAS E METAFORAS DA AIDS NAS ARTES VISUAIS - Ricardo Henrique Ayres Alves

Atualizado: 5 de mai. de 2022

Vale indicar a leitura de "Miasmas e Metáforas da Aids nas Artes Visuais", escrito por Ricardo Henrique Ayres Alves e publicado em 2021, mas que teve sua festa de lançamento recentemente. É uma obra muito interessante para toda e qualquer pessoa que deseje aprender sobre a evolução da representação do hiv/aids nas artes visuais.



Para Ricardo, a produção artística visual do hiv/aids ao construir uma narrativa do surgimento da epidemia, na verdade a constrói, dando um significado a ela. Mas, ao mesmo tempo, ela também a desconstrói, derrubando mitos e relativizando conceitos estigmatizantes.


Ele analisa como as artes sobre hiv/aids evoluiram, mas também como foram influenciadas pelo modo de como a mídia abordava a temática.


E em uma época marcada pelo preconceito e pelo desconhecimento, o autor analisa, nesta obra, como a produção artística é, às vezes inconfessada, mesmo que seja clara, como no caso de diversas obras dos artistas Leonilson e Pepe Espaliú, por exemplo, ou, ao contrário, é combativa e militante, notadamente no caso de várias obras de Keith Haring.


Analisa com mais profundidade algumas obras dos três artistas supracitados, e a evolução de suas produções artísticas relacionadas ao hiv/aids.


O livro está disponível em sua versão online gratuitamente no link abaixo.


22 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page