top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - NAO TEM CURA? - Ana S Vieira

O livro "Não Tem Cura?", escrito por Ana S Vieira e lançado em 2021, conta a história de Mathias, um jovem mecânico que trabalha na oficina de sua família, na cidade de Porto Alegre, linda capital do Rio Grande do Sul. Aos 27 anos, divide seu tempo entre o trabalho na oficina mecânica da família, suas duas mães e irmã amorosas e a vida noturna da capital gaúcha.



Bissexual assumido, o jovem está na fase da curtição e não pensa em ter um relacionamento sério. Depois de uma notícia alarmante dada por Lorena, sua amiga colorida, ele procura uma clínica para fazer o exame que mudará sua vida.


Tudo parece desesperador quando testa positivo para o hiv. Porém, as circunstâncias o levarão até João Guilherme, um médico infectologista que trata de pacientes com tal situação.


Guilherme tem Acondroplasia (um tipo de nanismo) e, tendo sofrido muito preconceito, tornou-se um homem um pouco fechado e solitário. Talvez ambos possam descobrir que, embora hiv e Acondroplasia não tenham cura, há outras coisas na vida que o amor pode curar. E sim, o amor, em "Não Tem Cura?" "cura" tudo.


O livro é escrito sem estigmas, fala inclusive do indetectável = intransmissível, mas eu detectei um pequeno detalhe técnico: em um determinado momento, Mathias entra na farmácia para comprar seus antirretrovirais. Porém, na verdade, os medicamentos antirretrovirais para o tratamento do hiv não podem ser comercializados no país, sendo fornecidos gratuitamente pelo SUS. Os únicos medicamentos antirretrovirais relacionados ao hiv que podem ser comprados em algumas farmácias são os que formam a PREP (Profilaxia Pré-Exposição), que servem como prevenção (como se fosse um "anticoncepcional" para hiv kkkk).


A história é linda e acolhedora como se fosse um "abraço de mãe", ou de mães, no caso deste livro. Um livro para deixar seu coração "quentinho". O único defeito sério é que ele acaba...

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page