top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - O ACOMPANHAMENTO - Rene de Ceccatty

Escrito para cumprir uma promessa ao amigo que não tinha forças para relatar sua experiência com a aids, este livro narra, de maneira profundamente tocante e original, o dia-a-dia de uma pessoa em fase terminal por complicações advindas da aids, em uma época em que não havia tratamento para a infecção pelo hiv.

Lançado originalmente na França em 1994, o livro "O Acompanhamento" recebeu uma tradução para o português e aqui veio à luz em 1997 pela Editora 34.


Este livro NÃO é recomendado para pessoas que descobriram recentemente suas sorologias, ou têm medos sobre o futuro, apesar de que a situação hoje é radicalmente diferente daquela da época. O tratamento é seguro e a pessoa que vive com hiv tem uma vida completamente normal.


A convite de seu amigo, o autor testemunhou o processo de "apagamento" do mesmo. Ele não tinha ilusões sobre o futuro que lhe cabia, não sendo enganado nem pelo autor ou por seus outros amigos, nem pelos médicos.


Algo muito interessante no texto de "O Acompanhamento" é que o autor diz que seu amigo, ao não contar a natureza da aids para muitos de seus outros amigos, o doente o tornou "cúmplice de uma espécie de mentira".


Outro fator muito presente no livro é que as urgências, as emergências e o impacto das dificuldades mudam de modo sintomático quando se fala sobre alguém que sabe que a morte está próxima. Uma septicemia, por exemplo, era algo que era dito com alívio, como se fosse algo até mesmo a ser comemorado.


Ainda, o autor descreve como o amigo doente passou cada vez mais a jogar o peso emocional das relações sobre ele. Cada vez mais ele era "nomeado" para falar em nome do amigo para seus familiares. Este é um peso profundo, mas cuja compreensão nos escapa.


Este peso é bastante elevado, e pode soar como egoístico, mas é a maior ajuda que se pode dar a alguém que esteja passando por algum problema de saúde sabidamente terminal. Hoje, este processo é mais comum em relação a cânceres diversos, mas não mais ao hiv. Pessoas que morrem em decorrência de complicações advindas da aids o fazem mais rapidamente, devido à descoberta tardia sobre o vírus.


Você pode comprar esta obra em sebos, especialmente pelo site Estante Virtual a partir de 7 reais + o frete.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page