top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - O CORPO RECUSADO - Luiz Cecilio

A obra "O Corpo Recusado", escrita por Luiz Carlos de Oliveira Cecilio, médico sanitarista, doutor em saúde coletiva, é autor/organizador de obras já clássicas, como "Inventando a Mudança na Saúde" por exemplo.


Mas aqui não estamos falando de um médico renomado, mas de um ser humano, como tantos outros. Esse desnudamento é tão rico e fascinante...



Em "O Corpo Recusado", lançado em 2020 pela Editora Hucitec, o autor fala de como seu corpo sempre foi lido como desviante e indesejado. Quando criança, era acima do peso e afeminado, sendo um constante alvo de críticas e vigilância de sua família.


Adolescente, descobre seus desejos homoafetivos, mas a sociedade novamente recusa este corpo gay, e então ele se casa com uma mulher.


Mais tarde, no final da década de 80, descobre-se um corpo vivendo com hiv. Outra vez um corpo recusado.


Tem seus amores, que de uma forma ou de outra o recusam. Mas agora, atualmente, o seu corpo gay na terceira idade também é recusado.


Uma recusa após outra faz com que Luiz Cecilio realmente se revele como é, como pessoa, mas acima de tudo, como seu corpo agora é quem recusa seu espírito. O objeto da recusa passa a ser seu agente.


Todos tendemos a envelhecer. Essa é uma verdade universal. Muitos de nós chegaremos à terceira idade. Contudo, vivemos como se não fôssemos envelhecer, como se nosso corpo não fosse nos recusar.


Muitos de nós, para não dizer todos nós, já tivemos nossos corpos recusados. Somos LGBTQIA+, estamos fora do padrão estético vigente, vivemos com hiv, ou simplesmente que amamos não nos corresponde. Por isso, o livro "O Corpo Recusado" merece, ou melhor, precisa ser lido por todos.

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page