top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - O LACO QUE ABRACA - RELATOS DE SOROPOSITIVOS - Diversos Autores

O livro "O Laço Que Abraça - Relatos de Soropositivos" consiste na seleção de histórias de como quatro pessoas que vivem com hiv descobriram o fato e percorreram o trilhar de uma vida com esta informação.



Já comentei anteriormente em outros posts que o termo "soropositivo", apesar de tecnicamente correto, não é mais adequado, pois diminui a pessoa vivendo com hiv como um ser a parte, sendo, portando, estigmatizante.


Consta a informação de que a obra tem a autoria de seis pessoas, foi publicada no final de 2019 e tem origem em um projeto do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia que focava na


As pessoas cujas histórias foram selecionadas moram na cidade de Uberlândia MG e são atendidas na unidade de saúde especializada.


A primeira história é a de Morgana, mulher trans nascida no interior da Bahia e percorreu o país para poder ser quem é. O abandono da família, a vida nas ruas, como era seu trabalho de profissional do sexo.


A segunda é a história de Jota, um senhor que, depois de muito trabalhar, aposenta-se e, ao se descobrir vivendo com hiv, é abandonado pela família.


A terceira trata da história de Glória, mãe de três filhos que foi infectada em um relacionamento estável com um homem.


A quarta e última se refere à vida de João, um jovem que logo que descobriu viver com hiv já contou para sua família, e assim a história se refere não somente a ele mas a todos os familiares.


Após cada capítulo, há comentários técnicos sobre elementos característicos da vida com hiv/aids presentes nos relatos.


O final do livro é um resumo teórico sobre a pandemia de hiv/aids.

23 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page