top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - OS PERIGOSOS AUTOBIOGRAFIAS E AIDS - Marcelo Secron Bessa

Vale indicar a leitura de "Os Perigosos —autobiografias & aids", escrito por Marcelo Secron Bessa e publicado em 2002. É uma obra essencial para toda e qualquer pessoa que deseje aprender sobre literatura do hiv/aids, especialmente a autobiográfica.


Para Bessa, a literatura do hiv/aids ao construir uma narrativa do surgimento da epidemia, na verdade a constrói, dando um significado a ela. Mas, ao mesmo tempo, ela também a desconstrói, derrubando mitos e relativizando conceitos estigmatizantes.



Ele analisa como a escrita sobre hiv/aids evoluiu, mas também como foi influenciada pelo modo de como a mídia abordava a temática.


E em uma época marcada pelo preconceito e pelo desconhecimento, Bessa analisa, nesta obra, como a autobiografia é inconfessada, mesmo que seja clara, como no caso do livro "A Doença, Uma Experiência" de Jean Claude Bernadet. Ou ainda como a aids pode estar presente no texto sem ser nomeada, como no caso do livro "Uma História de Família" de Silviano Santiago.


Analisa também como a aids estava presente na obra de Caio Fernando Abreu, que se prendia muitas vezes na descrição de sintomas, mas sem falar seu nome.


Repleto de indicações de livros (sério, comprei 12 livros por causa de Os Perigosos), faz não só uma super e profunda análise teórica com viés histórico e literário, mas também entrevista importantes autores como Jean Claude Bernadet, Valéria Polizzi, Alberto Guzik e Mário Rudolf.


É realmente obrigatório.

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page