top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - POR UM MANIFESTO PELA Vida - Felipe Cazeiro

O livro "Por um Manifesto Pela Vida : Histórias Posit(HIV)as de Gays, Mulheres Trans e Travestis" foi escrito por Felipe Cazeiro em 2020 e lançado pela Editora Appris, com prefácio de Richard Parker, diretor-presidente da ABIA.


Escrito durante a pandemia, o livro faz uma análise contemporânea, em suas 213 páginas, da dinâmica das políticas públicas sobre o hiv/aids no país, desde o início, até o desmonte acontecido nos últimos governos, especialmente o do Temer e do Bolsonaro.



Explica também a necessidade de um recorte social sobre o tema. A população negra e pobre é a que mais morre de aids hoje, em escala crescente, ao passo que a população branca cada vez morre menos por causa dela. Ao mesmo tempo, as chamadas "populações - chave" são cada vez mais oprimidas, deixando - se de lado políticas públicas mais efetivas, somente reforçando a estigmatização dos corpos positivos.


A seguir, o livro aborda justamente a dinâmica de biopoder da aids, por instrumentos políticos, sobre as formas de viver que desviem do padrão vis-heterossexual, como instrumento de controle/repressão.


Passa a discutir mais profundamente as alterações e cortes que o SUS vem sofrendo, desde 2016, em relação ao atendimento à questão do hiv/aids, como os cortes dos exames de cd4/cd8 e genotipagem, e até mesmo de carga viral, assim como falhas na distribuição de antirretrovirais, que por alguns períodos se chegou a fracionar a entrega dos medicamentos.


Aborda também as políticas de doação de sangue e inclusive de propagandas, como a do Carnaval de 2020, que usou o mesmo tom de terror das campanhas da década de 80, e pior, suprimiu qualquer menção às populações mais vulneráveis.


E então, o autor aborda um trabalho de pesquisa prática ocorrida em Natal/RN, analisando não só a questão do serviço público médico - sanitário, e também faz uma análise das histórias de vida dos participantes, com um recorte social.


É uma obra obrigatória para todos os que desejam aprender sobre os aspectos sociais, econômicos, raciais e culturais da pandemia de hiv/aids nos tempos de hoje.

45 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page