top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - POSITIVA - FULL DISCLOSURE - Camryn Garrett

O livro "Positiva", escrito por Camryn Garrett em 2019, tem o nome original em inglês de "Full Disclosure" (Divulgação Completa).


Conta a história de Simone, uma adolescente que vive com hiv, via infecção vertical, ou seja, materna, e hoje sabe que está indetectável, portanto intransmissível, sabe que sua saúde está ótima, mas tem muito medo do preconceito social.



Aliás, ela já teve problemas advindos da sorofobia na sua antiga escola e precisou ser transferida por causa disso. Tal fato a marcou profundamente, o que é compreensível. O que não se compreende é a razão por tal preconceito.


Suas neuras pioram quando ela conhece um rapaz que parece gostar muito dela. Será rejeitada pelo mero preconceito? Para piorar, ela está sendo chantageada por bilhetes que ameaçam abrir sua sorologia nesta nova escola caso ela não se afaste do jovem.


Seu sonho é ser diretora teatral... Ela ama clássicos, especialmente musicais, e é uma boa crítica. Está preparando uma peça que será apresentada na escola, inclusive que trata do hiv.


"Positiva" é uma obra bastante avançada nos conceitos de I = I, na importância da saúde mental e sobre as formas de transmissão do hiv.


Não só. "Positiva" mostra como o racismo estrutural afeta Simone e seu namorado. Ele precisa ser o melhor de seu time de lacrosse, ao passo que ela é um exemplo de como o hiv perpassa realidades de corpos negros de forma diferente, somando vulnerabilidades.


O livro é uma ótima opção de presente para uma ou um jovem que viva com hiv. É também um ótimo exemplo de como narrativas pós TARV podem ser instigantes e ricas.

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page