top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - PRESOS QUE MENSTRUAM - Nana Queiroz

A escritora Nana Queiroz @nana.queiroz já teve uma obra sua citada aqui, por ter sido a coautora do livro "Eu, Travesti", que conta a história da Luísa Marilac.


E o motivo de "Presos Que Menstruam" estar neste blog é o mesmo que na obra supracitada: apesar de não focar no hiv/aids, seus textos mostram como determinadas parcelas da sociedade são mais vulneráveis ao hiv.



A realidade do cárcere, como é viver em uma prisão, só é conhecida por uma parcela muito pequena da sociedade. Muitos jamais pararam para pensar nisso. Menos ainda a realidade das mulheres presas, com necessidades específicas, quase sempre não respeitadas.


O crime de “mula” é o mais comum, por exemplo, entre as 830 estrangeiras presas no Brasil hoje, 97% respondem por ele. Um dos exemplos mais escandalosos das mulheres usadas como mulas são as portadoras do HIV, o vírus da Aids, que moram em países onde não há tratamento para a doença ou ele é precário.


Já que o Brasil tem um programa para o HIV gratuito e de qualidade, os traficantes facilitam a entrada dessas mulheres no país e as convencem com o argumento: “Mesmo se você for pega, na cadeia terá tratamento retroviral e não morrerá.”


Ser pega, grávida, foi apenas o começo das desgraças de uma das entrevistadas pela autora. Nos primeiros meses de pré-natal, descobriu que tinha contraído o vírus HIV.


Estas e outras passagens do livro abordam, de forma emocionante, a vida das mulheres encarceradas no nosso país.


"Presos Que Menstruam" é uma obra que vê ser lida, e será impossível não se emocionar com realidades nunca imaginadas por você.


O livro pode ser adquirido na versão física ou digital na Amazon, e faz parte do catálogo sem custo adicional do Kindle Unlimited.

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page