top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - THE DUKE - A VIDA E AS MENTIRAS DE TOMMY MORRISON - Carlos Acevedo

O livro "The Duke - Life and Lies of Tommy Morrison" narra a história real de Tommy Morrison (Gravette, 2 de janeiro de 1969 — Nebraska, 1 de setembro de 2013), que foi um lutador de boxe estadunidense.



Morrison, que recebeu o apelido de "The Duke" (O Duque), tornou-se campeão mundial dos pesos pesados da OMB em 7 de junho de 1993. O título estava vago e venceu por pontos a luta contra George Foreman. Perderia o título apenas quatro meses depois, em 29 e outubro, para Michael Bentt.


Um exame de sangue antes de uma luta em 1996 mostrou que Morrison vivia com hiv. Sua licença para lutar foi suspensa e, em declaração, Morrison deveu o ocorrido a seu estilo de vida desregrado e veio a falecer em 1 de setembro de 2013 em Nevada/EUA, por complicações advindas da aids.


Ele teve uma infância e uma adolescência extremamente complicadas, com pais abusivos, um irmão preso por estupro, e o boxe foi encarado por ele como um caminho natural para quem não tinha outra opção a não ser lutar por sua sobrevivência.


E o boxe também lhe trouxe dificuldades. Passou a sofrer de demência advinda dos golpes na cabeça, além de passar a acreditar em teorias da conspiração, notadamente as relacionadas ao hiv, e sua falta de aceitação quanto ao fato de viver com o vírus fez com que ele não conseguisse aderir ao tratamento.


Contudo, em fevereiro de 1996, ao ser testado para o hiv, faz um lindo apelo público sobre o fato de viver com o vírus. Porém, com os anos, Morrison passa cada vez mais a aderir a teorias da conspiração, e ele passou mesmo a dizer que havia sido vítima de um resultado falso positivo.


Outras pessoas próximas a ele disseram que o mesmo acreditava realmente que a aids não era causada pelo hiv.


O autor do livro usa palavras duras logo no início, ao dizer que Morrison era tão dependente das mentiras, até as contadas para si mesmo, que morreu por negar viver com hiv, chamando tal ato de suicídio por negação.


Mesmo após o diagnóstico do hiv ele continuava em uma rotina intensa de sexo anônimo e drogas.


Mas a leitura de sua história mostra, como tanto vemos, uma pessoa que é vítima da estrutura social na qual está inserida, especialmente no contexto familiar em que cresceu.


O livro "The Duke - Life and Lies of Tommy Morrison" pode ser adquirido em sua versão digital na Amazon, e também está liberado gratuitamente dentro do Kindle Unlimited.

5 visualizações0 comentário

Kommentit


bottom of page