top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Livro - UMA VIDA POSITIVA - Rafael Bolacha

Rafael Bolacha é ator, participou por muito tempo do "Chá dos Cinco" e também é militante da causa hiv/aids. Quando descobriu que vivia com hiv, na primeira semana do ano de 2010, começou a escrever um blog assinando com um pseudônimo. O livro "Uma Vida Positiva" é formado pelos posts de tal blog.



Ou seja, os textos são extremamente fluidos e íntimos, sem filtros, expondo a realidade de Rafael naquele momento de descoberta, onde tudo é novo. E como tudo que é novo, dá medo.


Bolacha aponta algo muito importante, a falta de preparo de muitos profissionais da área da saúde. E realmente tenho esta impressão. Se o profissional não está ligado diretamente à Infectologia, geralmente há um vácuo de informações. Inclusive, em uma live no canal Posithividades do Instagram, Rafael Bolacha disse que o maior preconceito está entre os profissionais da saúde.



O livro abrange três anos da descoberta da sorologia positiva para hiv, e mostra um arco de adaptação, redescobertas, autoamor. Ele pode ser uma ótima ferramenta para se aprender a lidar com algo novo como o hiv.


Interessante é que em pouco mais de dez anos, muita coisa está diferente: remédios se modernizaram, as pessoas que descobrem viver com hiv iniciam seu tratamento logo neste momento, fazendo com que sua saúde melhore.



E mais, com a descoberta do Indetectável = Intransmissível, o próprio modo de se enxergar vivendo com hiv muda, pois a vida da pessoa não precisa mudar. A vida seguirá normal, talvez até melhor do que antes.


Ao ler o livro, percebo o quanto poderemos avançar na próxima década.


"Uma Vida Positiva" pode ser adquirido na lojinha do Posithividades:


26 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page