top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Minisserie - ANGELS IN AMERICA - ANJOS NA AMERICA - Tony Kushner

"Angels in America" é uma minissérie da HBO lançada em 2003, baseada na peça teatral nominada "Angels in America: A Gay Fantasia on National Themes" de Tony Kushner, que por sua vez também escreveu o roteiro para a televisão, dirigido por Mike Nichols.


A obra se passa em 1985 e narra a história de dois casais cujas relações se dissolvem em meio ao contexto político do mandato de Ronald Reagan, a difusão da pandemia de hiv/aids e diversas mudanças sociais e políticas.



Ela é dividida em seis episódios, cada um com cerca de uma hora de duração. Cada um recebe um nome diferente (Bad News, In Vitro, The Messenger, Stop Moving, Beyond Nelly e Heaven, I'm in Heaven), que corresponderia a cada ato de uma das obras do ator.


Em 1985 Ronald Reagan está na Casa Branca, Deus abandonou os céus e a aids se propaga rapidamente, fazendo vítimas sem parar. Em Manhattan, Prior Walter (Justin Kirk) conta a Louis Ironson (Ben Shenkman), que foi seu marido por 4 anos, que está com a doença.


Isto faz Louis afastar-se, deixando o namorado doente e solitário, e isto o faz sentir-se culpado. Joe Pitt (Patrick Wilson), um advogado mórmon, tem a possibilidade de trabalhar em Washington, no Departamento de Justiça, e para isto basta que um influente advogado, Roy Cohn (Al Pacino), faça um telefonema.


Ambos estão contra a parede, pois Roy precisa de alguém de confiança, já que está numa situação bem embaraçosa. Joe sente vontade de aceitar o emprego, mas antes precisa falar com Harper (Mary-Louise Parker), sua esposa, que passa os dias a tomar Valium e aprender sexo na teoria. Cohn e Pitt também tem outra coisa em comum: ambos são homossexuais, sendo que o primeiro não assume por razões profissionais e o segundo por viver um conflito interno.


No meio disto um anjo convida Prior para ser o profeta da morte.


O elenco é maravilhoso. Especialmente Emma Thompson, como anjo mensageiro, enfermeira e mulher sem teto, e Meryl Streep, como Hannah Pitt, Ethel Rosenberg, um Rabio e o Anjo da Austrália.


"Angels in America" foi o filme para televisão mais visto de 2003, e foi o ganhador tanto do Globo de Ouro como o Emmy de melhor minissérie.



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page