top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Minisserie - NUNCA ENXUGUE LAGRIMAS SEM LUVAS - TORKA ALDRIG T RAR UTAN HANDSKAR - Simon Kaijser

A minissérie sueca "Torka Aldrig T Rar Utan Handskar", em inglês "Don't Ever Wipe Tears Without Gloves" e em português "Nunca Enxugue Lágrimas Sem Luvas" conta com três episódios e foi lançada em 2012, e aborda o impacto da aids na comunidade LGBTQIA+ de Estocolmo ao longo da década de 80.



Cada episódio foca em uma fase da vida de Rasmus e Benjamin, inicialmente crianças e quando se conhecem, assim como de Paul, o terceiro quando a aids começa a se manifestar e o segundo com o falecimento dos dois amigos.


Uma curiosidade é que a série é originada do livro de mesmo nome, do autor sueco Jonas Gardell, que por sua vez se baseia no testemunho deste em relação ao impacto do hiv na comunidade gay sueca.


Benjamin, o que sobreviveu, é testemunha de Jeová e sofre fortes conflitos para vivenciar sua sexualidade, seja perante si mesmo, seja perante sua família e comunidade. Uma cena muito forte é a de seus pais, assistindo a uma reportagem sobre a aids, culpabilizam os infectados.


Em uma festa entre amigos, Benjamin conhece Rasmus, apaixonam-se e curtem a vida juntos. E o amor é o sentimento que permeia os três episódios, cheio de metáforas, como a de um alce macho branco, que insiste em aparecer nos locais mais inusitados. Rasmus, Benjamin e Paul fazem parte de um grupo de amigos que viram cada vez mais de seus membros falecerem em decorrência da aids.


A minissérie, apesar de ter sido gravada em 2012, foi registrada com uma paleta de cores e definição próprias das gravações da década de 80, o que foi uma escolha muito inteligente.


A minissérie, legendada, pode ser baixada pelo seguinte link:


35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page