top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Minisserie - THEY CALL ME MAGIC - MEU NOME E MAGIC JOHNSON - Rick Famuyiwa

A minissérie "They Call me Magic", no Brasil "Meu Nome É Magic Johnson tem 04 episódios, foi lançada no dia 22/04/22 e conta a história de Earving Jonhson Jr, conhecido como Magic Johnson, um dos maiores e mais famosos jogadores de basquete que já existiu.



Johnson é considerado por muitos como um dos melhores armadores da história da NBA, conquistando cinco vezes o título da liga e sido eleito, em três temporadas o MVP (Most Valuable Player Award). Sua passagem pela NBA ficou eternizada com sua inclusão na lista de 50 Maiores Jogadores da História da NBA e pela sua introdução no Basketball Hall of Fame.


O primeiro episódio conta como foi o início de sua trajetória na NBA, contando com diversos depoimentos de famosos (entre eles o Obama, Snoopy Dog e Bill Clinton). O segundo narra suas derrotas e suas vitórias nas quadras, seus namoros e relacionamentos, ou seja, na sua vida pessoal.


Já no terceiro, após seu casamento, em 1991, o médico do time convoca todos, Magic, o treinador, o proprietário, para uma reunião. Ele já havia passado pelos exames médicos de início da temporada e estava tudo ok, mas o médico senta com Johnson e lhe mostra o resultado do teste positivo para hiv. Vale lembrar que o primeiro tratamento efetivo para a infecção pelo hiv só chegou em 1996, então naquela época, o hiv era como uma sentença de morte. Ele e a esposa narram como ele contou para ela, e ela estava grávida...


A emocionante história por trás da decisão de Johnson de tornar pública sua sorologia é contada neste episódio, e não vou negar, lágrimas me vieram aos olhos algumas vezes.


O jogador aposentou-se abruptamente em 1991, após anunciar que estaria vivendo com hiv, mas retornou para a disputa do Jogo das Estrelas, recebendo o prêmio de Jogador Mais Valioso da partida. Após protestos de seus companheiros de esporte acerca do hiv, ele se aposentou novamente por quatro anos antes de retornar em 1996, aos 36 anos, para disputar mais 32 jogos pelos Lakers antes de se aposentar pela terceira e última vez.


A série mostra como o estigma recaiu sobre ele. Afinal, naquela época, como infelizmente ainda hoje para algumas pessoas, o hiv é um vírus que seria transmitido por relações sexuais entre homens ou pessoas trans ou pelo uso de drogas intravenosas.


Magic Johnson fez muito na história do hiv. Ele desvelou a questão do vírus e a vulnerabilidade social que as pessoas negras sofrem. Não só nos Estados Unidos, mas também no Brasil, ao longo dos últimos anos, os casos de hiv e as mortes em decorrência da aids diminuíram na população branca, mas aumentaram entre as pessoas negras, o que demonstra que há uma falha institucional e política histórica em prestar a mesma assistência. Há uma verdadeira exclusão. É urgente que unamos todas as nossas forças para que essa desigualdade desapareça. Só assim poderemos vencer verdadeiramente a epidemia de hiv/aids.


Ela está disponível na Apple TV+

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page