top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Serie - AIDS THE UNHEARD TAPES - BBC

Transmitida originalmente em 27 de junho de 2022 pelo canal britânico BBC, a minissérie "Aids - The Unheard Tapes" conta com entrevistas de áudio feitas com homens gays e gravadas por voluntários, de forma a divulgar suas realidades às gerações futuras, nas décadas de 80 e 90 e arquivadas na Biblioteca Britânica.



Raras são as reconstruções históricas em documentários que realmente acrescentam algo à verdade dos fatos. Estamos aqui diante de uma das exceções.


É formada por três episódios, sendo o primeiro denominado "Ignorância", o segundo "A Geração da Aids" e o terceiro "Lázaro", este último focando na chegada dos antirretrovirais de alta eficácia.


As vozes foram dubladas por atores, e as imagens são entrecortadas com cenas reais transmitidas pela televisão da época. Ao ler isso, pode soar artificial, mas o resultado é belíssimo.


Também conta com depoimentos de pessoas que sobreviveram aos piores anos da pandemia de aids. No primeiro episódio, fala-se de todo o medo e todo o preconceito dos primeiros anos, quando não havia informações reais sobre o hiv, como era transmitido. Fala também sobre como a pandemia de aids atingiu um movimento lgbtqia+ que tendia cada vez mais para a abertura e o quão pouco o Governo britânico fez em relação à pandemia.


A história começa em 1982, em um tempo em que, como o depoimento de Russell Tovey aponta, a idade legal para que um homem tivesse relações sexuais com outro era de 21 anos, época também em que as pessoas poderiam ser demitidas de seus empregos se tivessem sua homo ou bissexualidade aberta e bares e locais lgbt ainda tinham janelas escuras por medo da homofobia.


A homossexualidade havia sido oficialmente descriminalizada há 15 anos, mas as prisões por "práticas indecentes" haviam se multiplicado. David, um dos que tiveram sua história gravada, contou que teve que viver uma vida dupla. Ele disse que sabia que poderia acabar preso. Era um fato da vida, disse Pete, outro entrevistado.


E então, em Londres, a boate Heaven é inaugurada, um verdadeiro oásis de liberdade. A exuberância e os excessos daquela época eram, em sua maior parte, uma resposta à supressão e à opressão da sociedade.


Se você gostou da série "It's a Sin", já abordada neste blog, verá em "Aids - The Unheard Tapes" a vida real.


Os episódios podem ser assistidos no link abaixo do site da BBC, mas você precisará de um redirecionador de IP e escolher um IP no Reino Unido para que funcione:



67 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page