top of page
Buscar
  • Lhivros e Arthivismo

Serie - QUEERSTRALIA 3RO EPISODIO - Stamatia Maroupas e Zoe Coombs Marr

A minissérie "Queerstralia" foi lançada no início deste ano e aborda, em seus três episódios, a construção da vivência de pessoas LGBTQIA+ na Austrália, com todos os seus fatores de influência. Foi idealizada e estrelada pela comediante Zoe Coombs Marr e dirigida por Stamatia Maroupas.



Desde a invasão inglesa, e ainda na metade do século XX, o país era considerado bastante conservador, e chegou mesmo a abrigar a primeira e única prisão do mundo especificamente para prender homens que fizessem sexo com outros homens, a prisão de Cooma.


Em relação ao hiv/aids, o terceiro e último episódio, chamado "Community and Belonging", aborda a construção da ideia de comunidades LGBTQIAP+ e como elas foram sendo estruturadas socialmente.


Na década de 1980, com o surgimento dos primeiros casos de aids, houve uma vilanização dos corpos queer, com comerciais que visavam gerar medo na população, típicos daquela época. Por exemplo, o episódio mostra um comercial em que a morte joga boliche, sendo que os pinos eram pessoas, todas brancas, e entre elas uma criança.


Em contrapartida e como forma de resposta, houve a formação de entidades civis de luta contra a discriminação e que buscavam atender às pessoas afetadas pelo hiv.


O episódio mostra que, a partir de toda a luta, as políticas públicas de saúde passaram a ser montadas com o apoio da própria comunidade LGBTQIAP+, com excelentes resultados.


A minissérie "Queerstralia" merece ser assistida, e foi transmitida pela ABC, o maior canal de TV daquele país.


Ela pode ser assistida, na versão original, por meio de torrents, e infelizmente não está disponível para ser assistida em canais de streaming ou no YouTube.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page